Recital de Rodrigo Teixeira

/ / Programação

18 maio, 21h30, Casa Municipal da Cultura de Seia

Biografia
Rodrigo Teixeira (2003, Maia) iniciou os estudos musicais aos 8 anos na Academia de Música da Maia, nas classes de Oleg Ter Martirosov (violino e piano) e de Rúben Andrade (formação musical e composição). Em 2016, tornou-se aluno da professora e pianista Jill Lawson, na Escola de Música do Colégio Moderno, em Lisboa, frequentando paralelamente o curso integrado de música no Conservatório de Música do Porto, com Teresa Xavier e Helena Galante (piano) e Fernando Valente (composição).
Atualmente é aluno na Escola de Artes de Castelo Branco, na classe de Jill Lawson. Frequentou masterclasses com Levente Kende, Eldar Nebolsin, Naum Grubert, Caio Pagano, Marianna Shirinyan, Imogen Cooper, Dalia Ouziel, Pedro Emanuel Pereira, Fausto Neves, entre outros.
Na Academia de Música da Maia, exerce a função de pianista acompanhador. Destacam-se vários projetos de ópera, música de câmara e a solo. Aos 17 anos, realizou uma série de recitais com os “24 Estudos” de Frédéric Chopin.
Estreou-se com orquestra no Teatro Nacional de São Carlos, aos 14 anos, tendo continuado o trabalho com orquestras ao longo dos anos, interpretando o mais diverso repertório.
O seu currículo reúne vários galardões em concursos nacionais e internacionais, entre os quais o Prémio Círculo Richard Wagner – Jovem Pianista 2021, o Concurso de Piano de Oeiras (melhor peça portuguesa), o Concurso Internacional de Música Terras de Santiago (melhor peça portuguesa), o Concurso Internacional de Santa Cecilia, o Concurso de Piano da Póvoa de Varzim, o Prémio Elisa Sousa Pedroso e o Concurso Internacional de Piano de Huesca, entre outros. Venceu o 1.º prémio da Categoria D, do 2.º Concurso Nacional de Piano da Serra da Estrela (2021).

Programa

J. Haydn – Sonata n.º 33 em Dó menor, Hob.XVI:20

F. Chopin – Estudos, Op. 10 (1, 2, 3, 4) e Op. 25 (7, 9, 10, 11, 12)

L. Van Beethoven – Sonata “Waldstein”, nº21 em Dó Maior, Op. 53

F. Liszt – Variações sobre um tema de Bach “Weinen, Klagen, Sorgen, Zagen”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.